Novas luvas e painéis elevarão a segurança no GP do Brasil

Equipe do atendimento médico utilizará equipamentos preparados para choque elétrico de até 1000 volts

AE, Agencia Estado

09 de outubro de 2009 | 13h16

SÃO PAULO - A organização do GP Brasil de Fórmula 1 contará com duas novidades que ajudarão a auxiliar os pilotos e as equipes de segurança que estarão em Interlagos para a corrida do próximo dia 18, em São Paulo, que será a penúltima etapa do Mundial da categoria.

Veja também:

F-1 2009 - tabela Classificação | especialCalendário

especialESPECIAL - Jogue o Desafio dos Pilotos

blog BLOG DO LIVIO - Leia mais sobre a F-1

Pela primeira vez, as equipes de resgate, bombeiros e responsáveis pelo atendimento médico utilizarão luvas de borracha especiais de proteção, preparadas para um choque elétrico de até 1000 volts. Além disso, serão colocados 15 painéis de luzes ao longo do circuito para orientar os pilotos durante a corrida.

Alfredo Tambucci, diretor de operações esportivas da prova brasileira, afirmou que as medidas terão papel importante na prevenção de possíveis acidentes de trabalho com os envolvidos na corrida. "Os responsáveis pelo resgate e atendimento médico estarão mais protegidos para lidar com alta voltagem. E as luzes coloridas, acionadas ao mesmo tempo que as bandeiras, reduzirão muito as chances de erro. Isso vai garantir mais eficiência, principalmente se a visibilidade estiver comprometida", ressaltou.

A opção do uso de luvas especiais foi tomada por causa dos riscos de descarga elétrica causados pela utilização do kers, sistema de recuperação de energia cinética introduzida neste ano na Fórmula 1, que proporciona entre 80 e 90 cavalos a mais de potência nos carros que os utilizam. "Teremos cerca de 140 pessoas habilitadas utilizando esse equipamento (as luvas) durante os treinos e a corrida", explicou Tambucci.

Já os 15 painéis de luzes que serão colocados e acionados por meio de controle remoto representam um novo avanço da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na orientação dos pilotos na pista. No ano passado, foram usados apenas quatro painéis em Interlagos. Cada um deles será operado por um sinalizador. Segundo os organização de Interlagos, este é o maior número de painéis utilizado este ano em todas as corridas disputadas.

"Em alta velocidade ou na chuva, por exemplo, o piloto tem condições muito melhores de saber o que está ocorrendo na pista e tomar os cuidados necessários. Isso é tecnologia moderna", conclui Tambucci.

INGRESSOS 

Os últimos ingressos para o GP Brasil ainda podem ser adquiridos até esta sexta-feira pelo site oficial do evento (www.gpbrasil.com.br), com pagamento via cartão de crédito. A partir deste sábado, os ingressos remanescentes poderão ser adquiridos na bilheteria do autódromo de Interlagos, com pagamento em dinheiro. A bilheteria fica localizada na avenida Senador Teotônio Vilela, s/n, ao lado do portão 8.

Tudo o que sabemos sobre:
Fórmula 1FIAkers

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.