Pilotos se esforçam para seguir na disputa na Stock Car

Faltam apenas três etapas para que apenas os dez primeiros na tabela iniciam a briga pelo título da temporada

PUBLICIDADE

Por Erica Akie
Atualização:

Chegou a hora do tudo ou nada para vários pilotos da Stock Car V8. A sexta etapa, em Santa Cruz do Sul (RS), domingo, desenhará o rumo dos competidores na luta pelo título, já que a partir da nona prova apenas os dez primeiros na tabela brigarão pelo campeonato. Na batalha contra o tempo, alguns pilotos que estão abaixo da décima posição providenciam mudanças para tentar uma vaga no seleto grupo que poderá sonhar com o título. Um dos pilotos que adotaram medidas mais radicais foi Thiago Marques, da Cimed/Action Power. Ele sabe que sua situação é bem complicada na tabela: tem oito pontos e está em 23.º no campeonato. Para tentar a recuperação na reta final, vai correr com um carro totalmente novo na etapa gaúcha. "Chegou a hora da decisão, não dá para esperar mais um minuto", avalia. "Faltam três corridas e a minha diferença para o décimo colocado é de 22 pontos - ainda temos 75 em jogo", diz o esperançoso Thiago. Seu antigo Bora ficará como carro reserva da equipe. "Esse novo é 12 quilos mais leve, o que pode significar dois décimos mais veloz - e dois décimos são oito posições no grid", ressalta. Além disso, a Action Power trouxe um engenheiro alemão para ajudar a equipe, que também trabalhará para a Biosintética, de Enrique Bernordi e Rodrigo Sperafico. Na etapa anterior, de Londrina, os pilotos da Neo Química Neosoro/JF Racing, Valdeno Brito e Ruben Fontes, fizeram grandes mudanças em seus Peugeot 307. Já obtiveram resultados expressivos: Valdeno, que até então tinha apenas três pontos, ficou em segundo na última corrida e subiu para a 13.ª posição. O carro teve alteração de posicionamento do aerofólio traseiro e de seu suporte. "A asa traseira recebe ar mais limpo e a nova posição vai permitir que o ar passe por cima e por baixo do aerofólio", explicou Ruben Fontes, que está em décimo, com 30 pontos. Outra mudança na aerodinâmica foi em relação ao sistema que direciona o ar externo aos carburadores. Quem está "batendo na trave" é Tarso Marques, 12.º na classificação. Mas o piloto da equipe Terra ainda não está fazendo contas: "Entro na corrida para ganhar, não vai ter nenhuma novidade na nossa estratégia", resume.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.