Joe Klamar/AFP
Joe Klamar/AFP

Pol Espargaró supera Nakagami e conquista 1ª pole na etapa da Estíria da MotoGP

Piloto espanhol fez o tempo de 1min23s580 e foi o mais rápido do treino classificatório

Redação, O Estado de S.Paulo

22 de agosto de 2020 | 14h26

O espanhol Pol Espargaró conquistou a pole neste sábado e vai largar em primeiro na etapa da Estíria da MotoGP, a prova de número 900 na história da principal categoria da motovelocidade. O piloto da KTM fez o tempo de 1min23s580 e foi o mais rápido do treino classificatório.

Espargaró conseguiu a primeira pole da carreira na MotoGP, não só dele, como também da KTM. Neste sábado, na sessão classificatória no circuito Red Bull Ring, na Áustria, o piloto espanhol voou para superar o japonês Takaaki Nakagami por apenas 0s022.

O terceiro lugar ficou com Johann Zarco, que, porém, foi punido pelo acidente com Franco Morbidelli que quase envolveu Valentino Rossi na última prova, também na Áustria, e terá de largar dos boxes. O francês passou por cirurgia nesta semana e foi liberado pela equipe médica para competir.

Assim, o espanhol Joan Mir, da Suzuki, que registrou o tempo de 1min23s678, largará na primeira fila. O australiano Jack Miller, da Pramac, vai sair do quarto lugar, seguido dos espanhóis Maverick Viñales, da Yamaha, em quinto, e Álex Rins, da Suzuki, na sexta colocação.

Piloto da KTM Tech 3, o português Miguel Oliveira abrirá a terceira fila, na sétima colocação, logo à frente do italiano Andrea Dovizioso, vencedor da última prova. Logo atrás aparece o francês Fábio Quartararo, vencedor das duas primeiras corridas na Espanha e líder do campeonato. O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli completa o top 10.

O veterano Valentino Rossi não fez uma boa sessão. O italiano acabou não conseguindo passar para o Q2 depois de cair na penúltima curva em sua última volta rápida e ficou em 15º. Entretanto, com a punição a Zarco, partirá do 14º posto.

Atual campeão e principal referência da MotoGP nos últimos anos, o espanhol Marc Márquez segue fora da disputa, após nova cirurgia no braço direito. A expectativa é que volte na etapa de San Marino, em Misano, em setembro.

A largada da etapa da Estíria, a quinta corrida da temporada de 2020 da MotoGP, está marcada para as 9 horas (de Brasília) deste domingo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.