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Polonês Robert Kubica alerta para perigo de acidentes

Ele teme que as novas asas dianteiras dos carros de Fórmula 1 possam colocar os pilotos em risco

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Por Alan Baldwin
Atualização:

O polonês Robert Kubica, da BMW, teme que as novas asas dianteiras dos carros de Fórmula 1 possam provocar alguns sérios acidentes no calor da disputa desta temporada, a menos que os pilotos tomem um cuidado extra. Na terça-feira, o polonês, que escapou milagrosamente de um sério acidente no Canadá em 2007, disse após treinar com o novo carro de sua equipe para 2009 que as asas representam um problema particular. Parte das mudanças aerodinâmicas desenvolvidas com a finalidade de facilitar a ultrapassagem, as asas ficaram 400 mm mais amplas e mais baixas do que eram antes, e não podem ser vistas pelo piloto de dentro do cockpit. "Com esta enorme asa dianteira, maior que os pneus, nós teremos de ser muito cuidadosos não apenas na primeira curva mas principalmente quando você achar que deve ultrapassar o cara e você fecha a linha", disse Kubica. No acidente em Montreal, Kubica se chocou com o italiano Jarno Trulli, da Toyota, após sua asa dianteira quebrar. A velocidade fez o carro levantar antes de bater em uma parede de concreto e capotar várias vezes. O polonês também lembrou o acidente envolvendo o brasileiro Luciano Burti, que entrou em uma barreira de pneus enquanto corria pela Prost na Espanha em 2001, após uma colisão com Eddie Irvine. Com sorte, Burti não morreu no acidente, mas não disputou corridas de Fórmula 1 desde então. O chefe da equipe de Kubica, Mario Theissen, disse que a BMW está mais preparada do que nunca para fabricar as novas asas dianteiras. Sob o novo regulamento, o piloto também tem a alternativa de mover as asas para cima ou para baixo durante a corrida através de um botão instalado no volante. "Durante a corrida, se houver algum problema em algum setor você pode mudar a asa, mas eu não acredito que seja um ferramenta capaz de aumentar as oportunidades de ultrapassagem", disse Kubica. PREPARAÇÃO Kubica fez nesta quarta-feira o segundo teste do F1.09, carro da BMW para a temporada deste ano da Fórmula 1. O piloto completou 99 voltas no circuito espanhol de Valência e não teve problemas mecânicos. Os tempos não foram divulgados. O novo modelo da montadora alemã foi apresentado na terça-feira, quando Kubica deu as primeiras voltas com o carro. Após dois dias de atividade, o piloto mostrou-se empolgado com os resultados obtidos. "O progresso que conseguimos mostra que estamos no caminho certo quanto ao desenvolvimento do F1.09", afirmou o polonês, que chegou a liderar o Mundial de 2008, e terminou na quarta posição, com uma vitória, no GP do Canadá. Durante todo o dia, a BMW testou o comportamento do novo carro com os pneus slick, além de avaliar os impactos do pacote aerodinâmico e o funcionamento do Kers (sistema de recuperação de energia cinética). Entre as atividades realizadas pelo time esteve, também, um insólito teste de consumo de combustível, em que a equipe deixou Kubica na pista até que o combustível do carro chegasse ao fim. O polonês volta aos testes na quinta-feira; Nick Heidfeld assume o volante na sexta.

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