PUBLICIDADE

Primeiro treino da Fórmula Indy expõe problemas da pista

Carros escorregam na reta do Sambódromo por causa da baixa aderência; Scott Dixon é o melhor

Por Milton Pazzi Jr e Leandro Silveira
Atualização:

O primeiro treino livre da Fórmula Indy em São Paulo, realizado na manhã deste sábado, marcou a estreia do circuito de rua do Anhembi. E a reta do Sambódromo, com seu piso de concreto, baixa aderência e os carros escorregando em direção ao muro, foi a principal atração, deixando em segundo plano os tempos cravados pelos pilotos.O forte calor exigiu bastante fisicamente dos pilotos - foi 32ºC no ambiente e mais de 40ºC na pista. As melhores voltas ficaram em torno do esperado, sendo que o mais rápido foi o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi), com 1min31s7707. Logo atrás vieram o australiano Ryan Briscoe (Penske), a 0s2024, e o brasileiro Tony Kanaan (Andretti), a 0s2046. A maior velocidade média foi de 160,1 Km/h.Ficou visível também a poeira na pista, que atrapalhou bastante a todos. O venezuelano Ernesto Viso, por exemplo, raspou por um longo trecho no muro da reta do Sambódromo. Já a também venezuelana Milka Duno atingiu de bico o muro, após derrapar. De uma maneira geral, os carros balançaram muito neste trecho, por causa da baixa aderência na pista de concreto aliada à necessidade de acelerar.A honra da primeira volta na pista de São Paulo foi do brasileiro Hélio Castroneves, com sua Penske. Ele apenas circulou para sentir as condições do carro e voltou aos boxes para colocar os pneus de corrida. Todos os pilotos, ao longo da sessão, foram cerca de seis vezes aos boxes para alterações no carro.ESCAPADAS

PUBLICIDADE

O escocês Dario Franchitti, atual campeão da categoria, teve problemas em seu Chip Ganassi, escapou na reta de Marte, mas conseguiu voltar. Já o norte-americano Dan Wheldon precisou mexer em todo o seu carro, trocando os amortecedores. Mas, aos poucos, os carros começaram a se estabilizar.E o primeiro a se acidentar foi justamente o brasileiro Mario Romancini, que bateu forte no trecho interno, perto dos boxes, destruindo sua suspensão traseira direita e a asa, o que complicou seu trabalho de ajuste e reconhecimento do carro visando o treino que define o grid, ainda neste sábado, e a corrida, marcada para domingo.Mesmo com esses problemas, apenas duas vezes o treino foi interrompido com bandeira amarela. Enquanto isso, até os jornalistas tiveram dificuldades para trabalhar no primeiro treino livre, por causa da chuva que caiu em São Paulo durante a madrugada, que danificou equipamentos - os tempos dos pilotos ficaram à disposição apenas na parte final.

 

CONFIRA O RESULTADO DO 1.º TREINO LIVRE

1.º Scott Dixon (NZL/Target Chip Ganassi Racing) - 1min31s7707

2.º Ryan Briscoe (AUS/Penske) - 1min31s9781

3.º Tony Kanaan (BRA/Andretti Autosport) - 1min31s9753

4.º Will Power (AUS/Penske) - 1min32s3009

Publicidade

5.º Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold Racing) - 1min32s6446

6.º Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport) - 1min32s7943

7.º Raphael Matos (BRA/De Ferran / Luczo Dragon Racing) - 1min32s8537

8.º Helio Castroneves (BRA/Penske) - 1min32s9402

9.º Alex Tagliani (CAN/FAZZT Race Team) - 1min33s1523

10.º Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold Racing) - 1min33s3587

11.º E.J. Viso (VEN/KV Racing Technology) - 1min33s3998

Publicidade

12.º Simona de Silvestro (SUI/HVM) - 1min33s4757

13.º Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport) - 1min33s4808

14.º Mario Moraes (BRA/KV Racing Technology) - 1min33s5581

15.º Hideki Mutoh (JAP/Newman/Haas/Lanigan Racing) - 1min33s6585

16.º Vitor Meira (BRA/A.J. Foyt Racing) - 1min33s6970

17.º Dario Franchitti (ESC/Target Chip Ganassi Racing) - 1min33s8457

18.º Alex Lloyd (EUA/Dale Coyne Racing) - 1min33s9907

Publicidade

19.º Takuma Sato (JAP/KV Racing Technology) - 1min34s0127

20.º Dan Wheldon (ING/Panther Racing) - 1min34s4779

21.º Mario Romancini (BRA/Conquest Racing) - 1min34s6578

22.º Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport) - 1min34s7795

23.º Ana Beatriz Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold Racing) - 1min37s4300

24.º Milka Duno (VEN/Dale Coyne Racing) - 1min43s4555

 

Atualizado às 14h30 para acréscimo de informação

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.