Prodrive se inscreve para temporada 2010 da F-1

Nova escuderia será liderada pelo veterano David Richards, que já comandou a Benetton e a BAR

AE

29 de maio de 2009 | 11h52

LONDRES - A equipe britânica Prodrive se tornou nesta sexta-feira a quarta equipe, e a terceira estreante, a se inscrever no Mundial de Fórmula 1 de 2010. Liderada por David Richards, que já foi chefe de equipe da Benetton e da BAR, que depois virou Honda e hoje é sucedida pela Brawn, ela se junta à espanhola Campos, à americana USGP e à Williams.

Veja também:

linkEquipes da Fota confirmam inscrição para a F-1 em 2010

linkFerrari continuará na Fórmula 1 em 2010, diz Montezemolo

linkWilliams é 1.ª a se inscrever para Mundial de 2010

linkMosley diz estar convencido de que Ferrari fica na F-1

O prazo de inscrições se encerra nesta sexta-feira, e as outras nove equipes que correm neste ano entregaram seus formulários após uma nova reunião com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para discutir o regulamento para a temporada, em especial a polêmica questão do teto orçamentário.

A entidade estabeleceu um limite de gastos de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) por equipe a cada temporada, valor considerado irrisório pelos times atuais - mas que serviu de inspiração para os três novos inscritos. Ferrari, Toyota, Renault, Red Bull e Toro Rosso ameaçam desistir da categoria se o regulamento não for modificado, o que pode ocorrer ainda nesta sexta-feira.

Sem dar bola para a polêmica, David Richards, que já havia tentado inscrever a Prodrive em 2006 mas desistiu por falta de patrocinadores, agora conta com o apoio do grupo de investimentos Dar Capital, baseado no Kuwait e co-proprietário da Aston Martin, tradicional montadora de carros esportivos que pode batizar a nova equipe de F-1.

"Com o apoio da empresa e as propostas da admissão de novas equipes, chegamos à conclusão de que é o momento certo para se inscrever", informou Richards, que está afastado da F-1 desde o fim de 2004, quando a Honda assumiu de vez as operações da BAR e o substituiu pelo atual diretor da Brawn, Nick Fry.

Tudo o que sabemos sobre:
prodriveFórmula 1velocidadeFIAFota

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.