Stock Car: Cacá faz a pole e confirma domínio em Santa Cruz

Vencedor em três oportunidades, piloto ao pódio em todas as provas disputadas no autódromo desde 2005

Redação

16 de maio de 2009 | 14h46

Cacá Bueno confirmou que é ele quem manda em Santa Cruz do Sul. O bicampeão da Stock Car conquistou neste sábado a pole da quarta etapa da temporada. Além dos três pontos de bonificação pela média das três melhores voltas na terceira e decisiva sessão classificatória, o piloto carioca garantiu o favoritismo à quarta vitória em cinco anos de existência do autódromo do interior gaúcho. Thiago Camilo completará a primeira fila. Ricardo Mauricio e Daniel Serra largam em terceiro e quarto, respectivamente.

Bem humorado com o primeiro bom resultado do ano, Cacá brincou ao explicar a bem-sucedida relação com Santa Cruz do Sul, onde saiu na pole na inauguração do autódromo em 2005 e venceu nas três temporadas seguintes. "Tenho algo especial com a pista. Além de ter vencido três das quatro disputadas na cidade, fui para o pódio todas as vezes. Deveria ter oito corridas por ano aqui. Por que me dou bem nesta pista? Sei lá, deve ser sorte, o friozinho daqui..."

Em seguida, mais sério, procurou explicar os motivos de maneira menos informal. "Acho que é um pouco de tudo. Aqui, o importante é colocar o carro como a pista gosta, porque são praticamente dois traçados em um. Tem a parte de curvas rápidas e outro trecho bem mais lento", lembrou.

Com a bagagem de quem já conhece como ninguém os caminhos do pódio, Cacá reconheceu que comandar o pelotão de 32 carros será um grande passo rumo a mais uma vitória, mas chamou a atenção para a armadilha que o espera logo após a largada.

"A primeira curva é sempre um perigo, como mostraram os acidentes dos anos anteriores. Então, o negócio será passar por ela com todo o cuidado e depois segurar a rapaziada." Com os pontos extras, Cacá ganhou duas posições na classificação do campeonato e passa agora a ocupar a 6ª colocação, com 29.

A largada está marcada para as 11 horas e a TV Globo exibirá ao vivo os últimos 15 minutos, formato que será substituído pela transmissão na íntegra a partir da quinta etapa, marcada para 5 de julho em Interlagos.

Embora a temperatura permaneça baixa, especialmente no início da manhã, a largada deverá ser autorizada com os termômetros na casa dos 20 graus e sol brilhando forte, o que contribuirá para aumentar a sensação térmica.

EQUILÍBRIO

Atual temporada da Stock Car tem se mostrado uma das mais equilibradas dos 31 anos de história. As corridas deste ano apresentaram três pódios completamente diferentes, efeito colateral provável dos problemas de nascença que as equipes encontraram no novo carro que estreou na abertura do calendário em São Paulo.

Os 16 primeiros do grid são:

1.º - Cacá Bueno (P3)

2.º - Thiago Camilo (CV)

3.º - Ricardo Mauricio (CV)

4.º - Daniel Serra (P3)

5.º - Max Wilson (CV)

6.º - Atila Abreu (CV)

7.º - Antonio Pizzonia (P3)

8.º - Allam Khodair (P3)

9.º - Paulo Salustiano (CV)

10.º - Xandinho Negrão (CV)

11.º - Marcos Gomes (CV)

12.º - Enrique Bernoldi (P3)

13.º - William Starostik (CV)

14.º - Antonio Jorge Neto (P3)

15.º - Rodrigo Sperafico (P3)

16.º - Valdeno Brito (P3)

Legenda:

CV: Chevrolet Vectra

P3: Peugeot 307

Tudo o que sabemos sobre:
Stock Car

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.