Sueco Mattias Ekstrom vence 8ª etapa do Rally Dakar; Al-Attiyah lidera

Espanhol Carlos Sainz foi o primeiro a vencer pela Audi neste ano; nas motos, britânico Sam Sunderland lidera

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os 830 quilômetros da oitava etapa dos carros no Rally Dakar percorridos nesta segunda-feira terminaram com dobradinha da Audi na liderança e com a inédita vitória de Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist, com tempo de 3h43min21s. A primeira etapa vencida pela dupla aconteceu com uma vantagem de 49 segundos à frente do companheiro de equipe Stéphane Peterhansel, que ficou com a segunda colocação. A disputa aconteceu entre Al Dawadimi e Wadi Ad Dawasir.

Ekstrom é o segundo piloto na Audi a vencer neste ano, depois de Carlos Sainz, que também realizou uma boa etapa nesta segunda, ficando na quarta colocação, e ajudou no domínio da montadora, que teve três entre os quatro melhores pilotos do dia.

Mattias Ekstrom vence oitava etapa do Rally Dakar Foto: FRANCK FIFE/ AFP

PUBLICIDADE

Vencedor no último domingo, Sébastien Loeb partiu em primeiro, mas teve problemas com um furo no pneu e perdeu tempo realizando o conserto. Loeb foi ultrapassado pelo trio da Audi, que mostrou bom ritmo durante toda a corrida, mas conseguiu reagir e terminou a corrida na terceira colocação, com três segundos de vantagem para Carlos Sainz.

Líder da classificação geral, Nasser Al-Attiyah enfrentou muitos problemas ao longo da etapa e ficou na 11ª colocação, chegando a perder oito minutos para Loeb nos tempos acumulados. "Só tínhamos tração dianteira e eu passei por um grande susto", afirmou Al-Attiyah, que ainda avaliou ter tido sorte em perder apenas oito minutos ao fim da etapa.

Terceiro na listagem geral, Yazeed Al Rajhi também perdeu tempo e agora possui um tempo de 53min13s em relação ao líder do Rally Dakar 2022. A 8ª etapa foi completa com Henk Lategan na quinta colocação, Orlando Terranova, Mathieu Serradori, Jakub Przygonski, Giniel De Villiers e Yazee Al Rajhi fechando o Top-10. Desses, Przygonski e Terranova brigam nas primeiras posições da classificação geral no momento, no quarto e quinto lugar, respectivamente.

MOTOS

A disputa das motos teve reviravolta na briga pela liderança. Logo após perder a posição de líder na etapa anterior, o britânico Sam Sunderland recuperou o posto durante a oitava etapa. Além disso, ele conseguiu aumentar a vantagem ao final da prova e agora está 3min45s à frente de Walkner e 4min43s à frente de Van Beveren na classificação geral, que ainda tem Quintanilla e Barreda Bort como os cinco primeiros da categoria.

Publicidade

Sunderland venceu com autoridade e fez um tempo de 3h48min02s no deserto saudita nesta segunda. O chileno Pablo Quintanilla terminou na segunda posição, 2min53s atrás do rival, seguido por Matthias Walkner, que ficou em terceiro. Já Ricky Brabec foi o quarto colocado da etapa.

Uma das revelações desta edição do Dakar, Mason Klein alcançou o quinto melhor tempo do dia e agora ocupa o 10º lugar no ranking geral. O Top 10 do dia foi fechado por Toby Price, Luciano Benavides, Joaquim Rodrigues, Alan Van Beveren e Barreda Bort.

A classificação geral ainda tem Kevin Benavides, Lorenzo Santolino, Stefan Svitko e Toby Price ocupando da quinta à nona posição, além do 10º Mason Klein. Único piloto remanescente da GasGas após o abandono de Sanders, Sunderland se mantém forte na disputa pelo título.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.