Um GP pelas nobres ruas do Jardim América

Primeira corrida no Brasil teve acidente trágico com seis mortes

O Estado de S. Paulo

23 de novembro de 2012 | 08h05

SÃO PAULO - Em 12 de julho de 1936, São Paulo parou para assistir ao primeiro Grande Prêmio de Automobilismo da cidade. A corrida foi realizada nas ruas e avenidas dos Jardins, tendo como pista principal a avenida Brasil. Os paulistanos estavam ansiosos com o grande acontecimento do dia. "A população do estado inteiro está empolgada, dominada mesmo, pela grande prova de automoveis que dentro de poucas horas será disputada nesta capital, no Jardim America. O enthusiasmo que desta Paulicéa se alastrou já conseguiu contagiar os Estados vizinhos, para aqui atrrahindo innumeros visitantes", descreveu o Estado.

Cerca de sete mil pessoas espremiam-se nas arquibancadas montadas ao longo da avenida Brasil e nas ruas em torno do circuito improvisado. A segurança da prova foi montada com oito mil metros de cordas e barreiras de alfafa.

ACIDENTE

A corrida teve um fim trágico, seis pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas. O acidente ocorreu na última volta. O brasileiro Manoel Teffé e a francesa Hellé Nice disputavam o primeiro lugar. Conforme informou o Estado, perto da linha de chegada um espectador se debruçou sobre a barreira de alfafa em direção à corredora francesa que perdeu o controle do carro e bateu. "No mesmo instante, Hellé Nice era arrancada violentamente e atirada ao lado opposto, depois de descrever uma trajectoria numa altura de cerca de dez metros para cahir sobre os assistentes que se encontravam proximo da archibancada dos chronometristas".

A confusão causada pelo acidente ficou ainda pior quando uma das arquibancadas cedeu. O público invadiu a pista e os carros, ainda em alta velocidade, não conseguiram frear a tempo. Dois soldados da força pública, três militares e um civil morreram. Outras doze pessoas ficaram feridas. A gravidade do acidente provocou grande polêmica sobre a questão da segurança nos circuitos de rua e impulsionou a construção do autódromo de Interlagos, inaugurado em 1940.

O vencedor da competição, disputada por 20 pilotos, foi o italiano Carlo Pintacuda. A Comissão Esportiva do Primeiro Grande Prêmio da Cidade de São Paulo deliberou que o brasileiro Teffé não havia sido o culpado pelo acidente e que Hellé Nice havia chegado em 4º lugar, logo atrás de Teffé.

Tudo o que sabemos sobre:
VelocidadeGP do BrasilInterlagos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.