Michael Conroy / AP Photo
Michael Conroy / AP Photo

Vencedor das 500 Milhas, Sato troca de equipe na Indy e volta para a Rahal

Piloto volta para equipe em que correu em 2012; substituto na Andretti já está definido

Estadão Conteúdo

20 de setembro de 2017 | 10h47

Vencedor da edição de 2017 das 500 Milhas de Indianápolis, Takuma Sato vai retornar para a equipe Rahal Letterman Lanigan Racing na próxima temporada da Fórmula Indy. Assim, está encerrada a passagem de apenas um ano pela Andretti Autosport do primeiro japonês a vencer a tradicional prova no circuito oval de Indianápolis.

Sato correu pela Rahal em 2012, quando quase venceu as 500 Milhas de Indianápolis. Naquela oportunidade, o japonês bateu na volta final ao tentar ultrapassar Dario Franchitti para assumir a liderança. Neste ano, então, conseguiu alcançar o feito.

Na Indy desde 2010, Sato disputou 135 corridas nesse período. Ele soma duas vitórias - a outra foi obtida na etapa de 2013 de Long Beach - e foi seis vezes ao pódio. Antes disso, o japonês competiu na Fórmula 1 entre 2002 e 2008, com participações em 90 GPs, sendo que o terceiro lugar nos Estados Unidos em 2003 foi o seu melhor resultado.

Na Andretti, Sato terá a sua vaga ocupada pelo norte-americano Zach Veach. "Estou ansioso por ter Taku de volta conosco. Eu tenho admiração por seu espírito e como ele lida com tudo e fiquei muito feliz por ele quando ganhou as 500 Milhas de Indianápolis neste ano. A chance de trazê-lo de volta para a equipe era boa demais para deixar passar", disse Bobby Rahal, um dos proprietários da equipe.

Sato, que também competiu pelas equipes KV e A.J. Foyt na Fórmula Indy, terminou a temporada 2017 na oitava colocação. O próximo campeonato vai começar em 11 de março, com a disputa da etapa de São Petersburgo, na Flórida, nos Estados Unidos.

Tudo o que sabemos sobre:
Fórmula IndyTakuma Sato

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

  • Raí valoriza montagem do elenco do São Paulo para o Brasileirão
  • Em crise, Figueirense se movimenta para evitar novo W.O.
  • Corinthians, Palmeiras e São Paulo tem as melhores defesas do Campeonato Brasileiro
  • Podcast: personalidades do esporte analisam a situação do futebol no Brasil
  • Bruno Henrique vibra com gols no Maracanã: 'Semana mais feliz da minha vida'

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.