Jean-Eric Vergne (@JeanEricVergne)/Twitter
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Vergne chega em 7º em Nova York e é bicampeão da Fórmula E; Frijns vence

Piloto se tornou o primeiro bicampeão da categoria de carros elétricos ao adotar postura mais cuidadosa neste domingo, no circuito montado no Porto do Brooklyn

Felipe Rosa Mendes, Estadão Conteúdo

14 de julho de 2019 | 18h36

Mais cauteloso do que na corrida de sábado, o francês Jean-Eric Vergne se sagrou bicampeão da Fórmula E neste domingo, na segunda prova disputada em Nova York, nos Estados Unidos. Ele cruzou a linha de chegada somente na sétima posição, mas foi o suficiente para confirmar o título, deixando o brasileiro Lucas Di Grassi na terceira posição no campeonato. O vencedor da segunda corrida da etapa norte-americana foi o holandês Robin Frijns, da equipe Virgin.

Vergne se tornou o primeiro bicampeão da categoria de carros elétricos ao adotar postura mais cuidadosa neste domingo, no circuito montado no Porto do Brooklyn. O francês defendeu o título conquistado na temporada passada sustentando a boa vantagem obtida até a etapa passada, disputada na Suíça. No sábado, foi mal e nem somou pontos.

Neste domingo, ele voltou à zona de pontuação e até aumentou a vantagem na primeira colocação geral. Ele terminou a competição com 136 pontos, sem dar chances para seus principais rivais. Di Grassi, que aparecia como maior candidato a derrubar o francês do topo, acabou ficando somente na terceira colocação geral, com 108 pontos, atrás do suíço Sebastien Buemi, com 119. Felipe Massa terminou o campeonato na 15ª posição geral, com 36 pontos.

Com este resultado, a equipe DS Techeetah, de Vergne e do alemão André Lotterer, comemorou também o título por equipes. O time somou 222 pontos, contra 203 da Audi, de Di Grassi e do alemão Daniel Abt.

A CORRIDA - Ao contrário da primeira prova, realizada no sábado, a segunda foi marcada por mais cautela e momentos de menor ousadia. A começar pela largada, em que Sims sustentou a primeira posição sem sustos. Buemi, que entrou na corrida já sem chances de brigar pelo título, arriscou e ultrapassou Frijns.

As trocas de posição começaram após cinco minutos de prova. Quando faltavam 40min para o fim, Massa ganhou seguidas colocações e alcançou o 18º posto, após largar do último lugar. Di Grassi ganhou um posto, passando para o décimo, logo à frente de Vergne, que também subiu uma posição, para 11º.

Na sequência, o safety car entrou na pista por causa de batida que deixou o carro do argentino José Maria López, da equipe Dragon, parado no meio do traçado. Com esta situação na prova, Vergne garantia o bicampeonato e Buemi terminaria em segundo lugar, à frente de Di Grassi.

A corrida foi retomada quando faltavam 34 minutos para o fim. E a disputa teve início na ponta. Faltando 31min, Frijns devolveu a ultrapassagem para Buemi e retomou a segunda posição. No pelotão intermediário, Di Grassi e Vergne ganharam uma posição cada, figurando em nono e décimo, respectivamente.

Lá na frente, Frijns superou Sims, o líder da prova, faltando 21 minutos para o fim. E não perdeu mais a posição. Di Grassi, até então discreto na corrida, emplacou duas boas ultrapassagens em sequência, deixando para trás Vandoorne e Rowland. Alcançou o sétimo posto. Vergne, sem o mesmo ímpeto, aparecia em nono.

Com o título praticamente nas mãos, o francês manteve a cautela nas voltas finais, ao contrário do que fez no sábado, quando se envolveu em batida com Massa e não somou pontos. Com tranquilidade, percebeu que o rival brasileiro não conseguia avançar e segurou a sua posição até a bandeirada final para ser coroado novamente como campeão da Fórmula E.

Enquanto Vergne encaminhava o título, Di Grassi fazia sua última tentativa para ganhar mais uma posição, na volta final. Ao tentar ultrapassar Evans, acabou saindo da corrida e tirando o rival também. Terminou, assim, em 18º e penúltimo. Massa, por sua vez, fez prova discreta e não passou do 16º posto, finalizando sua primeira temporada na competição.

A próxima temporada da Fórmula E terá início em novembro. O campeonato 2019/2020 vai começar novamente pela etapa da Arábia Saudita e logo com uma corrida dupla, nos dias 22 e 23, na cidade de Ad Diriyah. A temporada que vem terá 14 provas, uma a mais do que o campeonato encerrado neste domingo.

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