John Thys / AFP
John Thys / AFP

Verstappen supera Mercedes, lidera o dia na Bélgica e bate no final do treino de F-1

Holandês dá o troco em Valtteri Bottas e Lewis Hamilton e crava o melhor tempo em Spa-Francorchamps, com 1min44s472

Redação, O Estado de S.Paulo

27 de agosto de 2021 | 14h45

Com uma situação muito similar à da primeira atividade de pista nesta sexta-feira, a Fórmula 1 voltou ao circuito de Spa-Francorchamps para a segunda sessão de treinos livres para o GP da Bélgica, a 12.ª etapa da temporada 2021. E, desta vez, o holandês Max Verstappen deu o troco, terminando na frente com o melhor tempo do dia, superando o finlandês Valtteri Bottas e o inglês Lewis Hamilton, que ficaram respectivamente em segundo e terceiro com suas Mercedes.

Spa-Francorchamps abre a segunda metade da temporada com muita expectativa sobre o futuro da disputa pela liderança entre Hamilton e Verstappen após os acontecimentos em Silverstone, na Inglaterra, e na Hungria, além de outros embates importantes para o campeonato como McLaren x Ferrari pelo terceiro lugar no Mundial de Construtores.

No primeiro treino livre, realizado mais cedo nesta sexta-feira, apesar de Verstappen ter apresentado melhor rendimento nos pneus médios e duros, que devem ser os mais usados no final de semana, foi Bottas quem entregou o melhor tempo da sessão com pneus macios, superando o holandês por quase dois décimos de segundo. Já Hamilton teve a sua última volta rápida atrapalhada pelo canadense Nicholas Latifi, da Williams, e acabou ficando apenas na 18.ª posição.

Devido à chuva que caiu antes do treino oficial de classificação da Fórmula 3, os pilotos foram obrigados a sair com pneus intermediários, assim como na primeira sessão. No final, Verstappen terminou a sexta-feira como o mais rápido do dia, marcando 1min44s472, apenas 0s041 à frente de Bottas e 0s072 mais rápido que Hamilton.

Mas o fim do dia do holandês não foi dos melhores, batendo com força na mesma curva que o monegasco Charles Leclerc. Com 17 minutos para o final, a bandeira vermelha tremulou em Spa-Francorchamps com a escapada do carro da Ferrari na zebra, perdendo o controle e batendo na barreira de pneus na curva Les Combes.

O espanhol Fernando Alonso (Alpine), o francês Pierre Gasly (AlphaTauri), o canadense Lance Stroll (Aston Martin), o também francês Esteban Ocon (Alpine), o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin), o britânico Lando Norris (McLaren) e o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) completaram o Top 10.

A Fórmula 1 ainda aproveitou a sessão para trazer uma novidade que mexeu com os fãs nas redes sociais. Pela primeira vez foi exibida uma câmera Driver's Eye colocada no capacete de Alonso, mostrando uma volta completa do espanhol pelo circuito de Spa-Francorchamps.

Os pilotos voltam à pista neste sábado para o terceiro treino livre para o GP da Bélgica. A sessão, de 60 minutos, começa às 7 horas (de Brasília). Na sequência, às 10 horas, será realizado o treino oficial de classificação. A corrida, no domingo, será no mesmo horário.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.