Manuel Bruque/EFE
Manuel Bruque/EFE

Viñales fatura pole da etapa de Valência e Márquez larga em 5º após queda

Piloto espanhol da Yamaha vai ser seguido por Alex Rins e Andrea Dovizioso no grid de largada

Estadão Conteúdo

17 de novembro de 2018 | 12h46

Encerrando um jejum de mais de um ano, o espanhol Maverick Viñales conquistou a pole position da etapa de Valência da MotoGP. Neste sábado, na última prova do campeonato, o piloto da Yamaha foi o mais veloz no treino classificatório no circuito Ricardo Tormo, diante de sua torcida. Ele não largava na frente desde a corrida de Aragão da temporada passada, em setembro de 2017.

Viñales cravou sua primeira e única pole do ano ao anotar o tempo de 1min31s312. O também espanhol Alex Rins, da Suzuki, sairá da segunda posição, após marcar 1min31s380. E a primeira fila será completada pelo italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, com 1min31s392. O trio será seguido de perto pelo também italiano Danilo Petrucci, da equipe Alma Pramac, com o tempo de 1min31s414.

Somente atrás deste quarteto largará o espanhol Marc Márquez. O pentacampeão, dono do título com antecipação, vai sair do quinto lugar, após registrar o tempo de 1min31s442 com sua Honda. O favorito não vai largar tão bem no grid porque sofreu uma queda no início do treino classificatório. Ele chegou a acusar dor no ombro esquerdo, mas não deve ter problemas para participar da corrida deste domingo.

O Top 10 do grid terá ainda o espanhol Pol Espargaró (Red Bull Ktm Factory), o italiano Andrea Iannone (Suzuki), os espanhóis Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e Dani Pedrosa (Honda), vencedor da etapa do ano passado, e o australiano Jack Miller (Alma Pramac). O supercampeão Valentino Rossi, da Yamaha, foi a decepção do dia ao ir mal no início da classificação. Conseguiu apenas um modesto 16º lugar no grid.

O treino classificatório foi marcado pelo tempo seco neste sábado, depois da forte chuva que atrapalhou as duas primeiras sessões livres, na sexta. O primeiro treino chegou a ser paralisado em razão do mau tempo. A última corrida da temporada 2018 da MotoGP está marcada para as 11 horas deste domingo (horário de Brasília).

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.