Divulgação/CBV
Divulgação/CBV

Brasil estreia nesta sexta no Mundial de vôlei de praia

Duplas Ricardo e Emanuel, Alison e Harley e Ana Paula e Shelda entram em quadra na Noruega

25 de junho de 2009 | 19h15

Começa para os brasileiros nesta sexta-feira o Campeonato Mundial de vôlei de praia, principal competição do ano e que será disputada até o dia 5 de julho em Stavanger, na Noruega. Ricardo e Emanuel, Alison e Harley e Ana Paula e Shelda são as três duplas do Brasil que entrarão em ação no primeiro dia de jogos.

Também representam o País na competição Pedro Cunha e Pedro Solberg, Márcio e Fábio Luiz e Billy e Bruno Schmidt, no masculino, além de Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa e Maria Clara e Carolina, entre as mulheres. Estas seis parcerias entrarão em ação a partir de sábado.

Vencedores do Campeonato Mundial em 2003, no Rio de Janeiro, os campeões pan-americanos Ricardo e Emanuel enfrentarão os suíços Jan Schnider e Andreas Sutter.

"Schnider e Sutter começaram a jogar juntos há pouco tempo. Eles seguem a escola suíça de vôlei de praia, que sempre forma equipes fortes, de bom preparo e muita força ofensiva", avaliou Emanuel.

A dupla campeã olímpica em 2004 faz parte da chave E da competição, que conta também com Penggen Wu e Rui Yin, da China, e Anders Hoyer e Bo Soderberg, da Dinamarca.

"É uma chave equilibrada. Os chineses cresceram muito no vôlei de praia nos últimos anos e essa dupla, Wu e Yin, foi formada há pouco tempo, então não sabemos muito sobre a maneira de jogar deles, mas pode ser um time muito perigoso na chave. Já enfrentamos Hoyer e Soderberg, mas faz muito tempo", analisou.

Já Alison e Harley têm como primeiro desafio a dupla da casa formada por Oivind Hordvick e Kjell Goranson. "Não conhecemos esta dupla norueguesa, que pouco disputa o Circuito Mundial. Mas, para chegar aqui, o time tem que ter qualidade, afinal, só os melhores disputam a competição. Estou muito animado, ainda mais por estar disputando o Campeonato Mundial pela primeira vez, e espero fazer um bom torneio", afirmou Alison.

No torneio feminino, Ana Paula e Shelda entrarão em quadra contra as britânicas Lucy Boulton e Denise Johns. "Nunca enfrentamos a dupla da Grã-Bretanha, mas todas as parcerias que disputam o Campeonato Mundial sabem jogar. Então, não podemos dar bobeira", disse Shelda.

COMPETIÇÃO

O Campeonato Mundial de vôlei de praia acontece a cada dois anos, dentro do calendário do Circuito Mundial. A competição oferece pontuação e premiação superiores às outras etapas e confere aos vencedores o título de campeões mundiais.

De acordo com o regulamento da competição, as 24 parcerias são divididas em seis grupos com quatro componentes cada. As equipes enfrentam os rivais das próprias chaves e, ao fim da fase de grupos, os líderes e vice-líderes de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam à fase de eliminatória simples, onde 16 duplas entram na reta final das disputas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.