FIVB testará substituições ilimitadas entre líberos

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta terça-feira que testará um novo sistema para os líberos durante a Copa dos Campeões, que acontece em novembro no Japão.

AE, Agencia Estado

23 de junho de 2009 | 23h04

De acordo com a entidade, todas as seleções terão a opção de ter dois líberos e não haverá limite para a substituição entre eles durante as partidas. Hoje, na Liga Mundial, o treinador até pode levar dois atletas desta mesma posição para os jogos, mas só tem o direito de fazer uma troca por confronto.

"A regra que está em uso atualmente não é a ideal, mas não houve tempo para modificá-la depois que ela foi publicada. Por isso, algumas federações nacionais implementaram suas regras próprias para este segundo líbero, o que não é bom para a imagem do nosso esporte", declarou o vice-presidente da FIVB, André Meyer.

"Agora teremos o tempo apropriado para testar esta regra de dois líberos, e depois veremos se ela será aprovada pela FIVB. Em fevereiro, teremos uma nova reunião e, se a regra for vista com bons olhos, será aplicada em todas as competições do mundo", afirmou Meyer.

A Copa dos Campeões feminina será entre os dias 10 e 15 de novembro em Tóquio e Fukuoka. Já a masculina acontece de 18 a 23 do mesmo mês em Osaka e Nagoya.

Tudo o que sabemos sobre:
vôleiFIVBlíberosmudanças

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.