Rio receberá Grand Prix e Liga de Mundial de Vôlei antes da Olimpíada

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta terça-feira que o Rio de Janeiro vai receber as etapas brasileiros tanto do Grand Prix (feminino), quanto da Liga Mundial (masculina) na próxima temporada. A entidade não revelou, entretanto, se os jogos serão realizados no Maracanãzinho, sede do vôlei nos Jogos Olímpicos de 2016.

Estadão Conteúdo

08 de dezembro de 2015 | 17h17

Quem primeiro passa pelo Rio é o Grand Prix. O Brasil joga em casa na primeira semana da competição, entre 9 e 12 de junho. Na quinta (9), pega a Itália às 14h10. Na sexta, joga contra o Japão, também às 14h10, e no domingo enfrenta a Sérvia em partida marcada para as 10h05. Como a competição ocorre em rodadas duplas, a segunda partida do dia será sempre na sequência.

Já a Liga Mundial chega ao Rio na semana seguinte, de 16 a 19 de junho, com a mesma programação, de jogos às 14h10 de quinta e sexta-feira e às 10h05 de domingo, uma vez que a Rede Globo costuma reservar esses horários para transmitir as partidas das seleções brasileiras de vôlei. Pela ordem, o Brasil joga contra Irã, Argentina e EUA.

Tanto a Liga Mundial quanto o Grand Prix vão durar exatamente um mês em 2016, com o torneio feminino começando e terminando uma semana antes da competição masculina. Em ambos são 12 times, que atuam nove vezes na fase de classificação. Em cada um dos três finais de semana da primeira fase três países receberão quatro times cada.

No Grand Prix, o Brasil atua primeiro no Rio, depois em Macau (China) e fecha a fase de classificação em Ancara (Turquia). As cinco primeiras colocadas vão para o pentagonal final em Bangcoc (Tailândia. Na Liga Mundial, a seleção passa depois por Novi Sad (Sérvia) e Nancy (França). A fase final, com seis equipes (cinco primeiros e o dono da casa), ainda não tem sede definida.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.