Divulgação/CBV
Divulgação/CBV

Vôlei de praia: brasileiros conhecem adversários no Mundial

País será representado na competição em Stavanger por cinco duplas masculinas e mais quatro femininas

18 de junho de 2009 | 13h57

As duplas brasileiras que brigarão pelo título do Campeonato Mundial de vôlei de praia 2009 já sabem quais serão seus primeiros adversários na competição. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou a composição das 12 chaves masculinas e femininas e as tabelas de jogos, que acontecerão na cidade de Stavanger, na Noruega, entre os dias 25 de junho e 5 de julho.

O Campeonato Mundial acontece a cada dois anos dentro do calendário do Circuito Mundial. A competição oferece pontuação e premiação superiores às outras etapas e confere aos vencedores o título de campeões mundiais.

De acordo com o regulamento, as 48 parcerias são divididas em 12 grupos com quatro componentes cada. As equipes enfrentam os rivais das próprias chaves e, ao fim da fase de grupos, os líderes e vice-líderes de cada chave, além dos oito melhores terceiros colocados, avançam à fase de eliminatória simples, quando 32 duplas entram na reta final das disputas.

Campeãs das etapas da China e da Coreia do Sul do Circuito Mundial 2009, Talita e Maria Elisa são as representantes brasileiras no Grupo B do torneio feminino. Elas disputarão as vagas com Danielle Remmers e Michelle Stiekema, da Holanda, Chen Xue e Ying Zhang, da China, e Maria Bratkova e Evgenia Ukolova, da Rússia. A estreia será no dia 27, contra a dupla russa.

As campeãs pan-americanas Juliana e Larissa integram a chave C do torneio norueguês, assim como Hana Klapalova e Tereza Petrova, da República Checa, Simone Kuhn e Nadine Zumkehr, da Suíça, e Efthalia Koutroumanidou e Eydoxia Argiropoulou, da Grécia, adversárias na primeira rodada, no dia 27.

Na chave E, as atuais campeãs do Circuito Mundial Ana Paula e Shelda dividem espaço com Lucy Boulton e Denise Johns, da Grã Bretanha, Vassiliki Arvaniti e Maria Tsiartsiani, da Grécia, e Sara Montagnolli e Barbara Hansel, da Áustria. O primeiro desafio da dupla será contra a parceria britânica, no dia 26.

As irmãs Maria Clara e Carolina fazem parte do Grupo H. Elas disputarão as vagas com Becchara Palmer e Heike Jensen, da Austrália, Liesbet Van Breedam e Liesbeth Mouha, da Bélgica, e Merel Mooren e Marloes Wesselink, da Holanda. Na abertura, no dia 27, medirão forças com o time holandês.

HOMENS

No torneio masculino, Alison e Harley são os representantes brasileiros na chave A. Os campeões das etapas da China e da Polônia dividem espaço com Oivind Hordvik e Kjell Goranson, da Noruega, Jonathan Erdmann e Kay Matysik, da Alemanha, e Florian Gosch e Alexander Horst, da Áustria. Os brasileiros estrearão diante da dupla da casa, no dia 26.

Os cariocas Pedro Cunha e Pedro Solberg estão na chave D, ao lado de Nick Lucena e Mark Williams, dos Estados Unidos, Sascha Heyer e Patrick Heuscher, da Suíça, e Bjorn Maaseide e Iver Horrem, da Noruega, adversários da estreia, no dia 27.

No Grupo E, os campeões olímpicos de 2004 Ricardo e Emanuel enfrentarão a concorrência de Penggen Wu e Rui Yin, da China, Anders Hoyer e Bo Soderberg, da Dinamarca, e Jan Schnider e Andreas Sutter, da Suíça. Eles serão os primeiros brasileiros a estrear, no dia 26, contra o time suíço.

Convidados pela organização do evento, os vice-campeões olímpicos Márcio e Fábio Luiz caíram na chave J. Os brasileiros disputarão as vagas na fase final com Oleksiy Kulinich e Alexandr Dyachenko, do Casaquistão, Philip Gabathuler e David Wenger, da Suíça, e Pablo Herrera e Adrian Gavira, da Espanha. A corrida pelo bicampeonato mundial começará diante da dupla do Casaquistão, no dia 27.

Fechando a lista de brasileiros, Billy e Bruno Schmidt disputarão suas primeiras partidas nas areias norueguesas a partir do dia 27, pela ordem, contra Rich Van Huizen e Ray Sewell, do Canadá, Jorn Hoiskamp e Bram Ronnes, da Holanda, e Tarjei Skarlund e Martin Spinnaangr, da Noruega, pelo Grupo L.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.