Divulgação/CBV
Divulgação/CBV

Vôlei feminino do Brasil estreia nesta quarta no pré-Mundial

Seleção de José Roberto Guimarães pega a Venezuela em Minas Gerais e busca vaga para a competição em 2010

Agencia Estado

21 de julho de 2009 | 16h11

Após o título dos Jogos Olímpicos de Pequim no ano passado, a seleção brasileira feminina de vôlei inicia nesta quarta-feira a caminhada rumo a uma conquista que ainda faz falta para as mulheres do voleibol brasileiro: a de campeão do mundo. A estreia no torneio classificatório para o Mundial de 2010, no Japão, será contra a Venezuela em Contagem (MG), a partir das 16 horas.

O Brasil ainda enfrentará Peru e Argentina na competição. Os dois primeiros colocados garantem vaga direta ao Mundial. As outras equipes terão que disputar uma repescagem.

Apesar de a seleção brasileira ser favorita absoluta no torneio, o técnico José Roberto Guimarães não acredita em facilidade.

"É preciso tomar cuidado. Argentina e Peru mostraram na Copa Pan-Americana que mudaram suas características e melhoraram. Do time da Venezuela, individualmente, conhecemos algumas jogadoras, mas não sei como a equipe está jogando", declarou o treinador, que já definiu a seleção brasileira para o confronto contra as venezuelanas com Dani Lins, Sheilla, Thaísa, Fabiana, Mari e Sassá, além da líbero Fabi.

"Queremos garantir uma das vagas para o Mundial aproveitando a chance de jogar em casa e ao lado da nossa torcida", ressaltou Zé Roberto.

CALENDÁRIO

O quadrangular classificatório para o Mundial de 2010 terminará neste domingo, e cinco dias depois a seleção brasileira já estará em quadra novamente. Dessa vez para buscar o oitavo título do Grand Prix - o Brasil é o maior vencedor da competição. A primeira das quatro semanas do campeonato, de 31 de julho a 2 de agosto, será realizada no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

"Estes cinco jogos do classificatório antes do Grand Prix serão importantes para o time ganhar mais ritmo de jogo, além de servir também como entrosamento para a próxima semana", completou o técnico da seleção brasileira.

O classificatório do Mundial de 2010 é a terceira competição da seleção brasileira em 2009 - a equipe foi campeã da Montreux Volley Masters, na Suíça, e da Copa Pan-Americana, em Miami, nos Estados Unidos. A ponta Mari disse também que toda atenção é pouca durante o quadrangular. "Não podemos vacilar e perder um set para Venezuela, Argentina ou Peru".

O sistema da competição é em pontos corridos. Nas semifinais, no sábado, enfrentam-se o primeiro e o quarto colocados da fase inicial, e as seleções que ficarem em segundo e terceiro lugares. A decisão é no domingo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.