Arquivo/AE
Arquivo/AE

Zé Roberto convoca seleção para disputa de torneio na Suíça

Lista tem seis campeãs olímpicas nos Jogos de Pequim e atletas que disputaram a última Superliga nacional

Redação,

29 de abril de 2009 | 17h03

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, anunciou nesta quarta-feira a primeira convocação para o ano de 2009. O treinador chamou 13 jogadoras visando a preparação para o primeiro desafio do ano: a Montreux Volley Master, na Suíça, entre os dias 9 e 14 de junho.

A ponta Paula Pequeno, melhor jogadora do Brasil na campanha da medalha de ouro nos Jogos de Pequim, se recupera de lesão e por isso não foi convocada. Todas as outras que estão na lista disputaram a última Superliga nacional: são seis do Rexona/Ades (RJ) cinco do Osasco (SP) e duas do São Caetano/Blausiegel (SP). As atletas brasileiras que atuam no exterior não disputarão o campeonato.

A apresentação das jogadoras será na próxima terça-feira, às 12 horas, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).

Depois de dois anos ausente, o Brasil - primeiro colocado no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) - está de volta à Montreux Volley Masters e buscará o tetracampeonato da competição (faturou em 1995, 2005 e 2006).

O Brasil está no Grupo A, ao lado de China, Polônia e Alemanha. Na chave B estão Itália, Cuba, Japão e Holanda. A estreia brasileira será contra a Alemanha, no dia 9 de junho. Em seguida, enfrentará a China (dia 11) e a Polônia (12 de junho). As duas equipes mais bem colocadas de cada grupo passam às semifinais que serão realizadas no dia 13. A decisão acontecerá no dia seguinte.

ANO DA SELEÇÃO

Depois da Montreux, o Brasil jogará a Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos, entre os dias 24 de junho e 5 de julho. Dos dias 22 a 26 de julho, a seleção buscará a classificação para o Campeonato Mundial de 2010, num torneio classificatório que será realizado no Brasil.

Do dia 31 de julho até 23 de agosto, a equipe lutará pelo oitavo título do Grand Prix. Na primeira etapa, as brasileiras jogarão contra Estados Unidos, Alemanha e Porto Rico, no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de julho a 2 de agosto.

Em seguida, na cidade chinesa Macau, de 7 a 9 de agosto, o Brasil terá pela frente a China, Polônia e Tailândia. Na terceira semana da fase classificatória, na Coreia do Sul, entre os dias 14 a 16, a seleção nacional medirá forças com as anfitriãs, o Japão e a Alemanha. Seis equipes lutarão pelo título entre os dias 19 e 23 de agosto, em Tóquio, no Japão.

Em setembro, a equipe voltará à cena para jogar o Campeonato Sul-Americano. Em outubro, será a vez de o time jogar o II Final Four, entre os dias 19 e 25. Estes dois campeonatos serão realizados no Brasil. A última competição do ano será a Copa dos Campeões, entre 10 e 15 de novembro, no Japão.

Veja a convocação completa:

Levantadoras

Ana Tiemi (Osasco)

Dani Lins (Rexona/Ades)

Meios de rede

Carol Gattaz (Rexona/Ades)

Fabiana (Rexona/Ades)

Thaísa (Osasco)

Pontas

Mari (São Caetano/Blausiegel)

Regiane (Rexona/Ades)

Sassá (Osasco)

Opostas

Joycinha (Rexona/Ades)

Natália (Osasco)

Sheilla (São Caetano/Blausiegel)

Líberos

Fabi (Rexona/Ades)

Camila Brait (Osasco)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.