Daniel Teixeira/Estadão
Daniel Teixeira/Estadão

Após Eliminatórias, clubes partem para a reta final do Brasileiro

Depois do campeonato ser paralisado, times voltam a campo com duas rodadas por semana e com objetivos bem claros

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo

11 de outubro de 2017 | 06h59

Após uma semana em que o assunto foi somente as Eliminatórias para a Copa, o Campeonato Brasileiro está de volta e não para mais até o fim do ano. Serão duas rodadas por semana e inicia-se hoje a reta final da competição. 

+Veja a classificação do Campeonato Brasileiro

Foram disputadas 26 rodadas (no sábado, Cruzeiro e Ponte Preta jogaram antecipadamente partida válida pela 28.ª rodada) e a briga pelo título, classificação para a Libertadores e contra o rebaixamento esquentaram. O equilíbrio é muito grande. Para se ter uma ideia da igualdade dos clubes, a diferença do 10.º colocado, o Vasco, para o 17.º, o Sport, é de apenas três pontos (33 a 30). 

Assim, os clubes aproveitaram o tempo livre nos últimos dias para fazer os ajustes necessários e irem em busca de seus objetivos, pois agora será praticamente só jogo e descanso. 

Todos os duelos têm importância. O Corinthians é o líder com 55 pontos, mas não vem de boas exibições e vê o Santos se aproximar, com 47. O time de Fábio Carille vai enfrentar o Coritiba na Arena Corinthians enquanto a equipe santista encara a Ponte Preta em Campinas. As duas partidas colocarão frente à frente times que lutam pelo título contra adversários que tentam sair da parte de baixo.

Em Porto Alegre, Grêmio e Cruzeiro se enfrentam na Arena Grêmio. A partida tem tudo para ser uma das mais equilibradas da rodada, que coloca o terceiro colocado contra o quarto. O derrotado começa a ver a briga pelo título se tornar algo mais distante.

Em Salvador, Vitória e Sport fazem o duelo dos ameaçados. O curioso é que o time baiano pode até sonhar em entrar na briga pela Libertadores em caso de resultado positivo, mas se perder, corre o risco de acabar a rodada entre os quatro últimos. 

No Pacaembu, o Palmeiras recebe o Bahia para buscar os três pontos e mostrar que ainda está vivo na luta pelo título. O time de Cuca soma 43 pontos e vem de uma amarga derrota para o Santos, em casa, por 1 a 0.

Já o São Paulo conseguiu passar alguns dias fora da zona de rebaixamento, mas ainda vive situação preocupante e tem a dura missão de encarar o Atlético-MG, no estádio Independência. 

+ Leia mais sobre Futebol

A rodada ainda será de clássico estadual. O Flamengo, que tenta se reerguer após a perda do título da Copa do Brasil para o Cruzeiro, enfrenta o Fluminense, no Maracanã, em um confronto em que os dois estão bem pressionados. Os rubro-negros por terem se distanciado da luta pelo título e os tricolores pela queda na tabela. O time de Abel Braga é apenas o 16.º colocado, com 31 pontos, e um tropeço provavelmente fará o time entrar na zona de rebaixamento. 

Outras duas equipes que tentam se afastar do Z-4 e se enfrentam nesta rodada são Avaí e Vasco. A equipe catarinense vem de bons resultados, mas a derrota para o Atlético-GO na última rodada fez ela voltar para a parte de baixo da tabela. Zona de rebaixamento que se tornou uma rotina para o Atlético-GO. A equipe goiana, lanterna, visita o Atlético-PR, que soma 34 pontos. 

Por fim, o Botafogo quer se consolidar no G-6 para se aproximar da classificação para a Libertadores. Enquanto isso, a Chapecoense é mais uma que precisa somar pontos para não se aproximar da parte de baixo da classificação. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.