Ivan Storti/Santos FC
Ivan Storti/Santos FC

Em melhor fase, Santos tentará quebrar jejum de quatro anos na Arena Corinthians

Time da Vila Belmiro só venceu uma vez em 11 duelos disputados no estádio em Itaquera

Rafael Franco, Estadao Conteudo

22 de outubro de 2019 | 13h35

O Santos figura na terceira posição do Campeonato Brasileiro e atravessa uma fase bem melhor do que a vivida pelo Corinthians, rival do clássico deste sábado, às 17 horas, em São Paulo, pela 28ª rodada da competição. No primeiro turno do torneio, a equipe santista já superou o adversário por 1 a 0, na Vila Belmiro, mas o time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli vai desafiar neste próximo final de semana um incômodo jejum de quatro anos sem vitórias no estádio corintiano.

Desde a inauguração da Arena Corinthians, em 2014, os dois clubes se enfrentaram no local por 11 vezes. E em apenas uma delas, no dia 26 de agosto de 2015, os santistas levaram a melhor. Naquela ocasião, com gols de Ricardo Oliveira e Gabriel Barbosa, hoje artilheiro do Brasileirão pelo Flamengo, venceram por 2 a 1, eliminaram os anfitriões da Copa do Brasil e avançaram às quartas de final da competição.

Depois daquele jogo, porém, os corintianos começaram a construir uma invencibilidade contra os santistas em Itaquera que já completou oito partidas. Neste período, aberto em setembro de 2015, o clube da capital paulista acumulou cinco vitórias e três empates quando recebeu o oponente no seu estádio.

Apenas neste ano as duas equipes mediram forças por três vezes na Arena Corinthians. Em janeiro, os times empataram por 1 a 1 em amistoso da pré-temporada. Depois foram outros dois clássico em março, ambos pelo Paulistão, com uma igualdade por 0 a 0 na primeira fase da competição e depois uma vitória corintiana por 2 a 1 pelo confronto de ida das semifinais do Estadual.

No retrospecto geral de duelos na arena, o Santos contabiliza seis derrotas, quatro empates e uma vitória. Neste dia 26 de outubro, a equipe de Sampaoli tentará voltar a ganhar, confirmar o seu melhor momento e quebrar o tabu de quatro anos e dois meses após o triunfo daquele 26 de agosto de 2015.

E o time santista tentará fazer valer a sua vocação ofensiva em um estádio no qual marcou apenas seis gols em 11 clássicos, sendo que passou em branco em seis destes confrontos. Já o Corinthians acumula 13 bolas na rede ao total nestes duelos e em apenas um destes duelo não vazou a meta santista - justamente neste ano no empate por 0 a 0 pelo Campeonato Paulista.

Derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 0, no último domingo, em Belo Horizonte, o Santos voltou aos treinos na última segunda-feira, no CT do Cruzeiro, e o elenco ganhou folga de Sampaoli nesta terça. A partir desta quarta, no primeiro trabalho no CT Rei Pelé visando o clássico, o argentino deve começar a montar o time titular que enfrentará os corintianos.

O zagueiro Lucas Veríssimo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é desfalque certo. Com isso, Gustavo Henrique deverá ser um dos titulares da zaga, com Luan Peres e Felipe Aguilar sendo os principais candidatos a atuarem ao seu lado no setor defensivo.

O meia Cueva, que havia sido liberado para resolver o seu futuro após defender a seleção peruana em amistosos, tem a sua reapresentação esperada no treinamento desta quarta-feira. Assim como já ocorreu no duelo com o Atlético-MG, ele não deverá ser aproveitado por Sampaoli para o clássico do próximo final de semana.

Com o revés sofrido em Belo Horizonte, o Santos estacionou na terceira posição e nos 51 pontos, ficando 13 atrás do líder Flamengo e a três de distância do Palmeiras, o segundo colocado. Rival deste sábado, o Corinthians ocupa o quinto lugar, com 44 pontos, e também entrará em campo desafiando um jejum. A equipe dirigida por Fábio Carille acumula cinco partidas seguidas sem vitórias no Brasileirão - o seu último triunfo ocorreu no dia 29 de setembro, quando bateu o Vasco por 1 a 0, em Itaquera.

Confira os 11 clássicos entre os rivais alvinegros na Arena Corinthians:

09/11/2014 - Corinthians 1 x 0 Santos - Brasileirão

05/04/2015 - Corinthians 1 x 1 Santos - Paulistão

26/08/2015 - Corinthians 1 x 2 Santos - Copa do Brasil

20/09/2015 - Corinthians 2 x 0 Santos - Brasileirão

01/06/2016 - Corinthians 1 x 0 Santos - Brasileirão

04/03/2017 - Corinthians 1 x 0 Santos - Paulistão

03/06/2017 - Corinthians 2 x 0 Santos - Brasileirão

06/06/2018 - Corinthians 1 x 1 Santos - Brasileirão

13/01/2019 - Corinthians 1 x 1 Santos - Amistoso

10/03/2019 - Corinthians 0 x 0 Santos - Paulistão

31/03/2019 - Corinthians 2 x 1 Santos - Paulistão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.