Publicidade

Polícia Federal prende dono de patrocinadora de Corinthians, Flamengo e Atlético-MG

Proprietário da Universidade do Brasil é investigado por esquema de fraudes em curso de medicina

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Patrocinadora de Atlético-MG, Corinthians e Flamengo, a Universidade do Brasil teve o dono preso na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal (PF). O empresário José Fernando Pinto da Costa foi alvo da Operação Vagatomia, que apura a existência de um esquema de irregularidades no curso de medicina oferecido pela instituição na cidade de Fernandópolis, no interior de São Paulo.

As suspeitas recaem principalmente sobre fraudes na concessão de benefícios do Financiamento Estudantil do Governo Federal (FIES) e na venda de vagas e transferências de alunos do exterior para a Universidade do Brasil. Segundo estimativas da Polícia Federal, nos últimos cinco anos, aproximadamente R$ 500 milhões do Fies e do Prouni foram concedidos de forma fraudulenta para a instituição de ensino.

Flamengo e Corinthians são patrocinados pela Universidade do Brasil Foto: Werther Santana/Estadão

PUBLICIDADE

Os alvos das ordens de prisão são o dono da universidade, José Fernando Pinto da Costa, e seu filho, além de diretores e funcionários de outras unidades da instituição. Ao todo 250 policiais cumpriram 77 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Jales (SP) em 11 cidades. Foram 11 prisões preventivas, 11 prisões temporárias, 45 ordens de busca e apreensão e dez medidas cautelares.

 

A Universidade do Brasil estampa a marca nos uniformes de Atlético-MG, Corinthians e Flamengo. O nome da instituição está posicionado na altura do ombro dos jogadores. A marca começou a ser parceria de times de futebol em 2017, ao fechar contrato de patrocínio com Corinthians e Flamengo. O acordo com o Atlético-MG, por sua vez, teve início no começo de 2018.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.