Newton Nogueira/Divulgação
Newton Nogueira/Divulgação

Reunião define temporada 2018/2019 do NBB com a participação de 14 equipes

Campeão da Liga Ouro deste ano, o Corinthians será um dos estreantes na competição

Estadão Conteúdo

04 Agosto 2018 | 15h25

A temporada 2018/2019 da NBB vai ter 14 equipes. Neste sábado, em São Paulo, a reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu o número de participantes e o regulamento da 10.ª edição do campeonato. Campeão da Liga Ouro deste ano, o Corinthians será um dos estreantes na competição. Outra novidade fica por conta do São José-SP, vice-campeão da Divisão de Acesso.

Clubes decidem adiar confirmação de participantes da temporada 2018/2019 do NBB

+ Campeão do NBB, Gustavinho deixa o Paulistano e acerta com o Flamengo

Outro retorno é o da cidade de Brasília. Tricampeão do NBB com outra franquia e sem equipes por uma temporada do NBB, o torcedor candango poderá novamente ter as melhores equipes do país atuando no Distrito Federal com o Universo/Brasília, que na edição passada jogou em Salvador com o Vitória.

"É importante que conseguimos manter uma grande representatividade dos Estados brasileiros nesta temporada. Teremos importantes retornos e um estreante de peso na elite do basquete brasileiro. A expectativa é de um campeonato forte e muito disputado", destacou o presidente da LNB, João Fernando Rossi. A 10.ª edição do NBB terá a representação de cinco Estados do território brasileiro: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, além do Distrito Federal.

A competição terá início no dia 13 de outubro (sábado) com a partida entre o atual campeão Paulistano contra o Mogi das Cruzes. A partida acontecerá no ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, às 14 horas. A tabela completa da competição será divulgada pelo departamento técnico da LNB nos próximos dias.

Em relação ao regulamento desta temporada, o NBB terá o descenso de uma equipe para a Liga Ouro. Sendo assim, o último colocado da fase de classificação cairá automaticamente para a Divisão de Acesso na temporada 2019/2020 - na edição passada, caíram Liga Sorocaba-SP e Campo Mourão-PR. A Liga Ouro seguirá levando somente o seu campeão à elite.

No restante, o regulamento do NBB segue o mesmo. As 14 equipes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e os 12 melhores avançarão aos playoffs, que seguirá sendo disputado no formato 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.

Confira a lista completa dos participantes do NBB 2018/2019:

Bauru (SP)

Botafogo (RJ)

Basquete Cearense (CE)

Universo/Brasília (DF)

Corinthians (SP)

Flamengo (RJ)

Sesi Franca (SP)

Joinville (SC)

Minas Tênis Clube (MG)

Mogi das Cruzes (SP)

Paulistano (SP)

Pinheiros (SP)

São José (SP)

Vasco (RJ)

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.