Kai Pfaffenbach / Reuters
Kai Pfaffenbach / Reuters

Liga dos Campeões tem mudança no regulamento e cuidados com saúde por causa do coronavírus

Semifinal da principal competição entre clubes na Europa começa nesta terça-feira

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo

18 de agosto de 2020 | 08h23

A semifinal da Liga dos Campeões começa nesta terça-feira com a partida entre RB Leipizig e Paris Saint-Germain. Na quarta-feira, será a vez de Lyon e Bayern de Munique decidirem a outra vaga para a decisão da principal competição da Europa entre clubes. Mais uma vez, os protocolos de saúde deverão ser respeitados e os jogos serão em jogo único e em Lisboa, Portugal. 

O Estadão explica as principais mudanças e como os clubes e a UEFA tentarão manter a competição sendo disputada sem que atletas e demais membros das equipes sofram com a pandemia. Lembrando que a decisão da Liga será no dia 23 de agosto, no próximo domingo. 

Quais são os jogos da semifinal da Champions?

  • 18 de agosto (terça-feira): RB Leipzig x PSG, 16h, estádio da Luz
  • 19 de agosto (quarta-feira): Lyon x Bayern de Munique, 16h, no estádio José Alvalade

Onde assistir a Liga dos Campeões?

Todos os jogos vão ter transmissão pelo Facebook do Esporte Interativo e também pelo canal TNT. Além disso, o Estadão fará tempo real das partidas.  

Por que será em jogo único?

As partidas não serão mais em ida e volta, porque a ideia da Uefa é tentar finalizar mais rápido a competição e também evitar viagens longas entre os países.

Por que os jogos serão em Lisboa?

A Uefa decidiu mandar todos os jogos em Portugal, porque foi um dos países europeus que melhor soube combater a covid-19 e por isso, seria considerado um local seguro para a realização dos jogos.

Há prorrogação?

Sim. Em caso de empate, haverá mais 30 minutos de jogo, sendo dois tempos de 15 minutos. Se o empate persistir, a decisão será nos pênaltis. 

Há cinco substituições na Champions?

Sim, a regra de cinco alterações por time é mundial. A medida é válida somente para a conclusão da temporada atual. A partir de 2020-21, voltam as três trocas, como é o habitual.

Jogadores farão testes antes dos jogos?

Todos os participantes (jogadores, comissão técnica, etc) foram submetidos a testes dois ou três dias antes de viajarem para Lisboa. Eles passam por um novo exame no local do torneio, na véspera da primeira partida. Os resultados são comunicados pelo menos 6 horas antes do início do primeiro jogo. Caso a pessoa esteja contaminada, já é isolada. 

Jogos podem ser adiados?

Para jogar, uma equipe precisa ter 13 jogadores em condições, sendo pelo menos um goleiro. Caso não tenha número de jogadores suficientes, existe sim a possibilidade da Uefa adiar uma partida. Caso o duelo não seja adiado, mas o time decida não entrar em campo, é considerado derrota por W.O., o que seria equivalente a 3 x 0. 

Tem torcida nos jogos da Liga?

Não. E cada equipe pode levar até 45 pessoas por jogo. A delegação oficial de cada clube (presidente, dirigentes, etc) deve ser de no máximo dez pessoas. Será medida a temperatura de cada pessoa que entrar no estádio no dia da partida ou na véspera. Além disso, todos devem preencher ficha epidemiológica, desinfetar as mãos e usar máscara. 

Qual é o protocolo para os gandulas? 

Para campos cercados por pistas de corrida, pode haver seis a oito gandulas. Se não houver tais faixas, serão usados quatro a seis. Devem usar máscara, manter a bola no chão o máximo possível, desinfetar as mãos antes e depois do aquecimento e antes e depois de cada tempo, e manter uma distância de pelo menos dois metros dos jogadores em todos os momentos. Todas as bolas devem ser desinfetadas após o aquecimento se forem usadas durante o jogo e no intervalo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.