Publicidade

Após eliminar Brasil, técnico da Bélgica diz: 'Sou o homem mais orgulhoso do mundo'

Roberto Martínez pede apoio da população belga e afirma que nunca perdeu um jogo na parte tática

PUBLICIDADE

Por Ciro Campos
Atualização:

O técnico da Bélgica, Roberto Martinez, afirmou nesta sexta-feira, em Kazan, que a vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, pelas quartas de final da Copa Mundo, lhe propicia uma enorme satisfação pessoal. O espanhol, que está no comando da equipe há dois anos, elogiou a atuação do time na partida e afirmou que pelo desempenho, se sente extremamente orgulhoso por ter vencido o adversário mais qualificado do torneio.

+ Blindagem da CBF se desfaz, acelera transição e cartolas temem 'caça às bruxas'

+ Com Brasil e Uruguai eliminados, Copa vai para a Europa pela quarta vez seguida

"Sou o homem mais orgulhoso do mundo neste momento. A forma como meus jogadores acreditaram e jogaram no segundo tempo foi incrível, nós tínhamos de fazer isso", afirmou Martinez. O resultado levou a Bélgica à semifinal da Copa do Mundo pela segunda vez na história. A ocasião anterior havia sido em 1986, no México, quando acabou na quarta posição. O próximo rival será a França, na terça-feira, em São Petersburgo.

Roberto Martínez, técnico da seleção belga Foto: Roman Kruchinin / AFP

Martinez afirmou que a vitória significou principalmente um triunfo na parte tática ao saber preparar a equipe e dificultar as ações do Brasil. "Como treinador eu nunca perdi uma partida na parte tática. Só no campo que sim. Tínhamos de estar atentos com tudo. Nossos jogadores foram bravos, jogaram muito bem", afirmou. A Bélgica construiu a vitória com dois gols no primeiro tempo.

O espanhol, que se comunica com os jogadores em inglês, pediu para a população da Bélgica apoiar bastante a equipe a partir de agora. "Esses atletas dedicaram as suas carreiras ao futebol belga. Espero que a população veja que é especial, que eles merecem ter orgulho do que estão fazendo na Copa", afirmou Martinez. A Bélgica é a única da equipe desta Copa a ter vencido todas as partidas.

Publicidade

O treinador repetiu várias vezes durante a entrevista coletiva que o Brasil era a melhor equipe da Copa e comentou que na preparação para vencer, trabalhou bastante a parte mental. "Para ganhar do Brasil em uma Copa você tem que acreditar e estar bem psicologicamente. Nos últimos cinco minutos achamos que ia levar gol. Mas a gente acreditou tanto que conseguimos vencer", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.