
25 de junho de 2018 | 17h57
Após os resultados dos jogos de hoje (segunda-feira), Uruguai, Rússia, Portugal e Espanha são as primeiras seleções classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo. O quarteto garantiu a classificação nesta segunda-feira, no 12º dia do Mundial da Rússia. O Egito se despediu da competição com derrota para a Arábia Saudita, mas entrou para a história do Mundial por ter escalado o jogador mais velho na história do torneio. Na seleção brasileira, Tite deve mexer no time e um bar aproveita a fama de Neymar para atrair clientes. Veja estas e outras curiosidades do dia.
+ Técnico da Nigéria quer aproveitar problemas da Argentina para se classificar
Baixe e imprima a tabela do Mundial
+ Suíços escapam de suspensão por gesto político e são apenas multados pela Fifa
+ Juan Carlos Osorio canta música romântica com artista mexicano
A terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo começa nesta segunda-feira com seis seleções já com vaga assegurada, oito eliminadas e outras 18 ainda em busca de classificação, entre elas, grandes potências como Brasil, Alemanha, Espanha e Argentina. Veja a situação de cada um dos grupos e o que precisa acontecer para as seleções se classificarem.
Sem vencer e sem convencer, a Espanha contou com o VAR e o empate entre Portugal e Irã para se classificar na primeira colocação do Grupo B da Copa do Mundo nesta segunda-feira. Mesmo decepcionando novamente o seu torcedor e ficando apenas no 2 a 2 com Marrocos, em Kaliningrado, os comandados de Fernando Hierro garantiram a liderança da chave.
Em um dia apagado de Cristiano Ronaldo, a seleção de Portugal saiu na frente contra o Irã, dominou o jogo, mas cedeu o empate por 1 a 1 no final e esteve perto de levar a virada nos acréscimos, nesta segunda-feira, em Saransk. Apesar do tropeço, que contou até com pênalti perdido pelo astro do Real Madrid, o time português avançou às oitavas de final, quando enfrentará o Uruguai.
O Uruguai passou sem dificuldades pela anfitriã Rússia, calou o estádio em Samara e garantiu a classificação como líder do Grupo A nesta segunda-feira. Com gols de Suárez e Cavani, a seleção sul-americana guardou para o fechamento da primeira fase sua melhor atuação na Copa do Mundo até o momento, fez 3 a 0 e mostrou que pode incomodar os principais candidatos ao título.
No jogo de eliminados do Grupo A, ganhou quem teve mais vontade durante os 90 minutos. A Arábia Saudita lutou até o fim contra um Egito que teve pouca vontade dentro de campo e esteve lidando com turbulências internas relacionadas ao seu craque, Mohamed Salah, e venceu por 2 a 1 no apagar das luzes. O resultado sela a primeira vitória saudita em 24 anos. O jogo entrou para a história dos Mundiais. O goleiro egípcio Essam El Hadary se tornou o jogador mais velho a atuar em uma partida na história do torneio, com 45 anos.
Se o time do Brasil não tem desempenhado um futebol que agrade a maioria dos torcedores nos dois primeiros jogos da fase de grupos da Copa do Mundo, o comércio segue tentando lucrar com a exibição das partidas da seleção a todo custo. Um bar anunciou que dará bebidas grátis a cada queda de Neymar dentro de campo.
Ainda em busca de um nível de atuação melhor após desempenho irregular da seleção brasileira nos dois primeiros jogos na Copa do Mundo, o técnico Tite aproveitou o treinamento fechado desta segunda-feira em Sochi para testar alternativas visando o duelo com a Sérvia, quarta, em Moscou, pela rodada final do Grupo E. E ele observou uma formação sem Gabriel Jesus, com Neymar mais avançado e Fernandinho entre os titulares.
A última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo tem dois jogos ao mesmo tempo por causa de uma 'marmelada' criada pelas seleções de Alemanha e Áustria na Copa de 1982, na Espanha, e também por Argentina e Peru terem feito algo parecido no Mundial de 78. Até a Copa de 1982, os jogos eram realizados em horários e até dias diferentes e a alteração ocorreu na Copa de 86, no México.
Messi, Mascherano, Ochoa, entre outros, parecem sósias de personalidades dos mais variados mundos. Veja as fotos. Parece?
Acompanhe aqui outras notícias sobre o Mundial na Rússia minuto a minuto.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.