
28 de junho de 2018 | 17h26
Quatro jogos realizados nesta quinta-feira encerraram a fase de grupos da Copa do Mundo, com destaque para a classificação da Colômbia e Japão e o duelo entre Bélgica e Inglaterra na luta pelo primeiro lugar. Já estão definidos todos os confrontos das oitavas de final e a boa notícia da seleção brasileira é que o lateral-esquerdo Marcelo parece se recuperar antes do duelo contra o México, na segunda-feira. Uma tragédia no interior de São Paulo durante a comemoração da vitória do Brasil sobre a Sérvia, desabafo de Rivaldo e vergonha da imprensa alemã com sua seleção estão entre as principais notícias do dia.
Baixe e imprima a tabela do Mundial
+ VOTE: Escolha a camisa de seleção mais bonita da Copa do Mundo
+ Fifa e seleções admitem temor de fadiga de craques durante a Copa
+ Copa do Mundo se torna a maior vitrine da tecnologia no futebol
Os quatro últimos jogos da fase de grupos foram disputados nesta quinta-feira e, assim, foi conhecido todos os 16 times classificados para as oitavas de final do Mundial. A disputa mata-mata inicia no sabádo. Veja o horário e jogos da próxima fase.
A participação de Marcelo no confronto entre Brasil x México, segunda-feira, às 11h pelas oitavas de final da Copa do Mundo, continua sendo incerta, mas a assessoria de imprensa da seleção brasileira comunicou nesta quinta-feira que o lateral-esquerdo apresentou "boa melhora" do problema lombar que o tirou logo nos minutos iniciais do confronto de quarta com a Sérvia. E por falar em Sérvia, uma torcedora morreu durante a comemoração da vitória após se ferir com uma taça de cristal.
Um dos destaques da seleção brasileira campeão do mundo em 2002, o ex-meia Rivaldo aproveitou a eliminação da Alemanha para ironizar as críticas contra o time do Brasil após a Copa de 2014 e ainda defendeu os treinadores brasileiros.
Depois de duas boas atuações, a seleção do Japão decepcionou e foi superada pela já eliminada Polônia por 1 a 0 nesta quinta-feira, em Volgogrado, pela rodada final do Grupo H da primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. Os japoneses, porém, estão nas oitavas de final do Mundial graças à Colômbia, que venceu o Senegal pelo mesmo placar, em Samara, e ao critério disciplinar que serviu para definir a sua classificação.
Em jogo de classificados, com cara de amistoso, a Bélgica derrotou a Inglaterra por 1 a 0 nesta quinta-feira, em Kaliningrado, e garantiu o primeiro lugar do Grupo G da Copa do Mundo da Rússia. Januzaj marcou o único gol da partida, que quase definiu as posições na chave com base no critério de cartões amarelos. No outro jogo do grupo, a Tunísia derrotou o Panamá por 2 a 1, em duelo de duas seleções que já estavam sem chances de classificação na competição.
A Colômbia suou muito, mas garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo nesta quinta-feira. Em Samara, a seleção contou mais uma vez com a estrela do zagueiro-artilheiro Mina para superar Senegal pelo placar mínimo, 1 a 0, e celebrar a ida à próxima fase do torneio pela segunda vez seguida. Pior para os senegaleses, que perderam a vaga graças aos critérios disciplinares.
Se os brasileiros ficaram felizes com a eliminação precoce da Alemanha imaginem os mexicanos, que foram beneficiados diretamente pela vitória da Coreia do Sul. Vídeos mostram os torcedores pulando e entoando versos como “Irmãos coreanos, já são mexicanos”. O embaixador, inclusive, caiu nos braços dos torcedores e chegou a virar uma dose de tequila direto da garrafa ao som do canto. Destaque da seleção da Coreia do Sul na Copa do Mundo, Son Heung-min é protagonista de uma campanha em seu país para que ele não tenha que servir o exército, como determina a lei sul-coreana. Uma petição na internet pede para ele seja liberado da obrigação e possa continuar atuando profissionalmente.
A eliminação precoce da seleção da Alemanha da Copa do Mundo foi o tom das capas das principais publicações do mundo. Atual campeã, a equipe perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul e foi eliminada do torneio na Rússia. Um dos periódicos, porém, se destacou ao recriar a manchete do 7 a 1.
Lionel Messi desencantou na partida contra a Nigéria e ajudou a Argentina a se classificar para a próxima etapa da Copa do Mundo: as oitavas de final contra a França. Pablo Zabaleta, ex-companheiro de seleção do craque, revelou alguns hábitos do argentino em entrevista à BBC Sport.
Valdivia estava presente em campo pelo Chile nas duas últimas edições da Copa do Mundo. Em 2018 na Rússia, no entanto, o jogador não foi convocado e está atuando como comentarista de uma televisão chilena. Após a vitória da seleção brasileira em cima da Sérvia, o ex-meia do Palmeiras se soltou ao som de Wesley Safadão.
Acompanhe aqui outras notícias sobre o Mundial na Rússia minuto a minuto.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.